Projetos
O Projecto ForestVISION tem como objetivo, perante as várias problemáticas ambientais locais observadas, promover espaços e estratégias de monitorização, medição, análise e avaliação das florestas. Desta forma prevê-se uma maior capacidade de alerta perante ameaças à floresta, um planeamento mais estratégico para a sua recuperação, prevenção e gestão.
Este projeto é implementado com um consórcio de parceiros diferentes que se complementam através das distintas competências e conhecimentos. Entre estes estão um universidade – UBI, uma empresa portuguesa – Estrela Sustentável, uma empresa italiana – Zirak, uma associação ambiental portuguesa – EcoAtivo e outra espanhola – Adenex.
O Projecto GreenTech surge em parceria com uma empresa Italiana de tecnologias, a Zirak, promovendo a partilha de conhecimento e experiências entre as duas, de forma a fomentar espaços de observação, reflexão e debate sobre problemáticas ambientais e as suas possíveis soluções tecnológicas e o desenvolvimento de ferramentas especificas.
Existe assim uma necessidade para o encontro de metodologias para a educação participativa de adultos, tanto para cidadãos como profissionais.
A associação EcoAtivo acredita que a Agrofloresta de sucessão natural seguindo o modelo de agricultura sintrópica desenvolvida por Ernst Götsch é a forma mais sustentável e resiliente de produzir alimento para o ser humano. Os princípios da Agricultura sintrópica permitem-nos aliar a produção de recursos naturais ( alimentos, fibras, madeira, energia, entre outros) com a conservação do solo, da água, da fauna e da flora, cocriando assim Agroflorestas integradas com o ecossistema local.
Organizamos cursos e oferecemos serviços de design e implementação de projetos agroflorestais. Descobre mais carregando no botão em baixo!
Acreditamos num modelo de Apicultura em harmonia com a natureza. Praticamos este oficio de uma forma sustentável e que maximiza o bem estar das abelhas. Todos os anos oferecemos cursos com um dos melhores apicultores, o Harold Hafner. Este curso único está divido em 5 módulos com demonstrações práticas dos vários procedimentos técnicos necessários para a gestão das colmeias.
Harald combina a sua paixão pelas abelhas com 25 anos de experiência e prática com abelhas e apicultura em diferentes países e zonas climáticas, tendo profundos conhecimentos do mundo apícola e das técnicas da apicultura.
Projeto desenvolvido no concelho de Idanha-a-Nova, a fim de prevenir, controlar e erradicar a proliferação de espécies exóticas invasoras aquáticas , mais especificamente, a Ludwigia peploides, encontrada na albufeira da Barragem de Toulica (Zebreira). A metodologia aplicada neste projeto abrangeu:
- Soluções de visão computacional para deteção inteligente;
- Ações de controlo, contenção e erradicação;
- Ações de educação ambiental integrada.
Educação Ambiental direta e indiretamente focados na qualidade 1) da água – potável e não potável, 2) do ar, e 3) do ruído ambiente, para estudantes dos Ensinos Básico e Superior, funcionários públicos e demais cidadãos, na Cova da Beira.
O projeto desenvolve-se nas 4 dimensões da sustentabilidade (social, cultural, ecológica e económica) a partir de 4 componentes complementares e sinérgicos:
- VISITAS GUIADAS – “ O nosso vale”
- FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS – “O nosso lugar”
- EDUCAÇÃO-AÇÃO – “A nossa água”
- CONTEÚDOS MULTIPLICATIVOS
Desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental integrada, promoção de cidadania ativa e capacitação do terceiro sector na vertente Sul do Parque Natural da Serra da Estrela sobre os temas:
- biodiversidade e geodiversidade
- cidadania ativa e para a alteração de comportamentos, individuais e coletivos;
- serviços ambientais, com significativo impacto na valorização do território e na dinamização das atividades económicas;
- adaptação e mitigação do impacto das alterações climáticas
- uso eficiente de recursos naturais