A permacultura é uma alternativa importante e sustentável à agricultura convencional. Mas a permacultura também é importante na vida quotidiana.
A Permacultura é uma espécie de kit de ferramentas para criar um estilo de vida em harmonia com o meio ambiente. A permacultura é baseada na natureza como modelo. Cada ação é baseada na seguinte questão: O que a natureza faria?
A resposta é sempre esta: respeita a terra e todas as coisas vivas. A biodiversidade, ou a diversidade de espécies de todos os animais, plantas, outras formas de vida orgânica e habitats, vem em primeiro lugar. Porque: quanto mais versátil o sistema, mais resiliente ele se torna.
Seguindo esse princípio orientador, a permacultura foi desenvolvida como um método prático de design inspirado na natureza. Por meio da observação, a permacultura deseja aprender as estruturas da natureza, imitar seus padrões e criar sistemas de autorregulação. O que começou como uma prática agrícola alternativa, agora também é usado no dia a dia e nas áreas sociais.
A origem da permacultura
A permacultura foi originalmente desenvolvida como uma resposta sustentável à agricultura industrial e ambientalmente prejudicial. No cultivo convencional de terras agrícolas, o princípio orientador da maximização leva à degradação permanente do solo, deficiência mineral e, por fim, à esterilidade do solo. A permacultura sugere um repensar em direção à agricultura permanente (abreviação: permacultura).
O termo permacultura foi cunhado na década de 1970 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren como pioneira na agricultura. Eles tinham um conceito de vida sustentável e uso regenerativo da terra em mente.
Além das práticas agrícolas, os aspectos sociais também foram incluídos na permacultura ao longo dos anos. Os princípios de design não estão apenas relacionados à horticultura, mas também aplicados ao design de áreas de assentamento e redes sociais. Junto com os três pilares da sustentabilidade, resultam os seguintes leitmotifs:
- Earthcare (sustentabilidade ecológica)
- Peoplecare (sustentabilidade social)
- Fair Share (sustentabilidade econômica)
Isso é o que a permacultura deseja alcançar
Nesse ínterim, a permacultura é muito mais do que uma alternativa para a indústria agrícola intensiva em energia. A permacultura deseja:
- Descentralizar a agricultura em grande escala: elementos da permacultura já podem ser encontrados na agricultura regenerativa, agricultura ecológica e agricultura sustentável. A permacultura não quer apenas proteger a natureza, mas também trabalhar com ela.
- Criando novos habitats para a natureza e as pessoas: porque mais e mais pessoas estão fugindo das mudanças climáticas. Os animais também estão perdendo cada vez mais um habitat.
- Ensinando horticultura natural: Ao cultivar em harmonia com a natureza, você também pode usar a permacultura em sua horta. Estudos mostram: isso pode aumentar o rendimento e ajudar a proteger o meio ambiente.
- Extinção de espécies de combate: Estudos mostram que estamos perdendo mais e mais espécies para as mudanças climáticas. Permacultura se refere a coisas simples que você pode fazer sobre a extinção em massa para preservar a biodiversidade.
- Dê esperança: não estamos mais falando apenas sobre as mudanças climáticas, mas sobre uma crise climática. Durante esse tempo, as pessoas precisam de orientação prática sobre como lidar com a crise.
- Crie uma nova proximidade com a natureza: por meio de novos conceitos, como a agricultura urbana, as cidades estão se tornando habitats naturais novamente.
- Alcançar uma distribuição justa de recursos: isso afeta tanto os recursos financeiros da economia quanto os recursos ecológicos e a distribuição de terras.
Em todas as áreas de aplicação, a permacultura trata de imitar os ecossistemas naturais e trabalhar com a natureza em vez de contra ela. Portanto, a permacultura é baseada em métodos orientados para a prática para criar um estilo de vida holístico e sustentável.
Escrito por Lina Brammertz
Lina é uma amante da natureza proveniente da Alemanha. Ela estudou Ciências Sociais e Ambientais no Reino Unido e aí descobriu a sua paixão por permacultura e ecoaldeias. Lina está agora a viajar pela Europa, explorando comunidades e projetos ecológicos.